Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Meu tíquete-refeição é metade do que outros colegas que têm a mesma função e jornada. Isso é correto?

O valor do tíquete-refeição pode variar entre funcionários?

Publicado por Adenilson Duarte
há 8 anos

Dvidas direito do trabalho Meu tquete-refeio metade do que outros colegas que tm a mesma funo e jornada Isso correto

O vale-refeição é um benefício concedido pela empresa ao colaborador em decorrência do contrato de trabalho ou de norma coletiva, não sendo uma obrigação prevista em lei. Ele pode ser fornecido a partir da inscrição da empresa no Programa de Alimentação do Trabalho (PAT) ou independentemente disso.

Se a empresa fornece o vale a partir do PAT, não é permitido haver nenhuma forma de tratamento diferente entre seus funcionários, mesmo que ocupem cargos distintos.

Porém, caso o fornecimento ocorra sem a participação da empresa no PAT, prevalece o entendimento de que é possível a diferença de valor entre empregados se houver justificativa que não constitui um ato discriminatório. Por exemplo: trabalhadores com cargos diferentes.

Já entre trabalhadores que ocupem o mesmo cargo e possuam a mesma jornada, pode haver diferença no valor do vale-refeição se eles trabalharem em estabelecimentos diferentes, nos quais o custo da refeição também seja diverso.

Além disso, o vale refeição, quando fornecido fora do PAT, tem natureza salarial. Assim, se admite o recebimento de valores diferenciados entre um trabalhador e outro caso exista entre eles diferença de pelo menos dois anos de serviço na empresa, ainda que tenham a mesma função e jornada.

Fonte:EXAME

  • Sobre o autorAdvogado trabalhista
  • Publicações10
  • Seguidores107
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5930
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/meu-tiquete-refeicao-e-metade-do-que-outros-colegas-que-tem-a-mesma-funcao-e-jornada-isso-e-correto/300599092

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

- Gostei, muito bom!!! continuar lendo

Se você trabalha menos dias que os seus companheiros, a empresa pode estar certa.
Exemplo disto é você trabalhar na escala de 12x36, onde só se trabalham 15 dias, ou seja, a metade do mês. continuar lendo

Parabéns, muito bom o artigo. continuar lendo

Bom tema. continuar lendo